Um estudo global sobre a percepção de destinos como marcas resultou em um ranking com as 100 melhores cidades do mundo. Dentre as mais bem avaliadas, duas brasileiras apareceram na lista!
Realizada pela primeira vez, a pesquisa City Index 2023 foi desenvolvida pela Brand Finance, uma consultoria de marcas. Para chegar ao ranking, o estudo cruzou 14 aspectos para gerar 45 atributos que receberam diferentes notas.
Apesar das cidades brasileiras não entrarem no top 10, elas se destacaram em diferentes aspectos e ficaram à frente de outros cinco destinos da América Latina, como Buenos Aires, na Argentina; e Bogotá, na Colômbia.
A cidade mais visitada da Austrália é vibrante, moderna e segura. Fundada em 1788, sua história recente começa quando os pioneiros britânicos decidem fundar uma colônia penal no local. E no desenrolar dos fatos, de colônia penal e terras aborígenes, povo que ocupa o país há milhares de anos, ela se transformou na maior cidade da Oceania. Ela é como uma síntese do que a Austrália reserva aos seus visitantes.
Quem poderia imaginar que o pequeno povoado de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles, fundado pelos mexicanos em 1781, se tornaria a segunda cidade mais populosa dos EUA? Los Angeles – ou apenas LA, como chamam os angelinos – tem quase quatro milhões de habitantes. Metade da população é composta por imigrantes de todo o mundo, que vivem em uma das regiões mais multiculturais do país. Com um povo bem moderninho e misturado é que LA cresceu e se tornou um dos mais procurados destinos turísticos dos EUA.
Foto: Monique Renne
É impossível não se render aos encantos de Paris, a bela capital francesa e destino turístico frequentado por milhões de pessoas todos os anos. Vibrante, charmosa, romântica, divertida, além de berço da cultura e da arte, a Cidade Luz, como é chamada, possui uma infindável lista de qualidades e atrações magníficas, entre elas a sempre espetacular Torre Eiffel.
CONHEÇA NOSSO GUIA DE DESTINOS DE PARIS E TIRE TODAS AS DÚVIDAS SOBRE O DESTINO!
Reconhecida entre seus moradores por ser uma cidade vibrante e ideal para conhecer novas culturas, comidas, músicas e realidades, Nova York ficou na segunda posição. A Big Apple é uma cidade enorme, cheia de opções e com atrações novas a cada dia, que vão muito além da Estátua da Liberdade, Times Square, Broadway e o Central Park. Confira o nosso guia de Nova York e um post especial com 75 dicas para a sua viagem para Nova York.
NÃO PERCA PASSAGENS AÉREAS PARA NOVA YORK COM O MENOR PREÇO!
Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido e, também, a sede da monarquia britânica. A cidade abriga o Big Ben e tantos outros cartões-postais famosos, como a ponte da Torre de Londres; o palácio de Buckingham; a Abadia de Westminster, além de vários museus interessantíssimos.
CONFIRA NOSSAS DICAS SOBRE LONDRES NO NOSSO GUIA DE DESTINOS.
Uma das cidades brasileiras que garantiu espaço no ranking foi o Rio de Janeiro. Com patrimônios histórico e cultural, belezas naturais e por ser um dos principais polos de desenvolvimento do país, o destino ficou em 69º lugar.
Localizado entre o mar e a serra, sua posição geográfica também ajuda a cidade ser referência nas transações financeiras e comerciais do Brasil – e isso favoreceu na pontuação do ranking. Quando o assunto é vida noturna, estilo de vida e restaurantes, o Rio de Janeiro também se destaca positivamente.
O problema é que no critério de escolas, educação, ciência e tecnologia, o Rio tem a pior colocação do levantamento mundial. Além disso, como era de se esperar, a Cidade Maravilhosa deixa a desejar quando o quesito é segurança pública, já que a mídia divulga muitos crimes na cidade e, nesse sentido, gera uma percepção bem negativa do destino.
Arranha-céus e cultura cosmopolita! Na 75ª colocação temos a grande São Paulo. Considerada o coração financeiro do Brasil, concentrando sedes estratégicas de grandes empresas, é também a cidade com o maior número de moradores.
Apesar de ter a melhor universidade do país, a USP, São Paulo não foi bem no critério do ranking de grandes universidades mundiais. Conforme a avaliação, a educação no Brasil ainda é um ponto sensível de melhoria.
Em relação à segurança pública, o resultado também não é positivo. A criminalidade de São Paulo, principalmente no centro, fazem com que a cidade seja mal avaliada nesse critério. Para que a cidade melhore no ranking, ainda é preciso investir muito em políticas públicas de segurança.
Confira o ranking completo e a nota de cada cidade aqui.