Terceira edição da Jornada do Desenvolvimento Infantil inicia nesta terça-feira (05)
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: terça, 05 de outubro de 2021

Evento promovido pelo Governo do Estado reúne gestores e especialistas da área para discutir as complexidades do tema e as políticas públicas necessárias para a garantia de direitos das crianças e adolescentes

Em sua terceira edição, a Jornada do Desenvolvimento Infantil traz programação pensada em ampliar e potencializar temas relevantes sobre os direitos das crianças e adolescentes. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e acontece este ano de forma virtual. O encontro vai acontecer durante todo o mês de outubro com webinários no perfil do Youtube da Secretaria (Youtube.com/SecDesenvolvimentoSocial). A Abertura da Jornada inicia nesta terça-feira (05), às 14h.

Os bate-papos vão reunir gestores, especialistas e profissionais da área, além de estudantes e a sociedade civil. O secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, destaca que a essência da Jornada é estimular a reflexão sobre o desenvolvimento infantil a partir de análises históricas e políticas. “Pautar e pensar sobre o desenvolvimento de políticas públicas é também refletir sobre a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Nosso objetivo é sempre compreender, a partir dos contextos sociais e culturais, nos quais estes estão inseridos, e, promover por meio de ações intersetoriais, a proteção integral das infâncias”, ressalta o gestor.

Construída pelas Secretarias Executivas de Criança e Juventude e Assistência Social, a Jornada do Desenvolvimento Infantil tem como norteador o Programa Atenção Redobrada, que desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, o consumo de substâncias psicoativas e a venda de bebidas alcoólicas e outras violações de direitos a crianças e adolescentes.

O gerente estadual de Políticas para a Criança, Macdouglas de Oliveira, destaca que os profissionais que atuam junto às crianças e adolescentes devem estar em formação continuada para as estratégias que norteiem a ampliação de ações, projetos e programas possam mediar vivências afetivas e de interação social e intelectual atuais e personalizadas. “Por isso, o evento vai levar a discussão acerca do desenvolvimento infantil de maneira formativa para profissionais e estudantes, além da sociedade como um todo, que também faz parte da rede de proteção, para ampliar e potencializar a qualidade das informações e atuações com temas relevantes sobre a criança e adolescente”, afirma o gestor.

O evento é gratuito e aberto a toda a sociedade. Para participar, é preciso apenas se inscrever através do link https://bit.ly/3jornadainfantil e, nos dias de webinário, acessar o Youtube, por meio do ww.youtube.com/secdesenvolvimentosocial

 

Confira a programação completa da III Jornada de Desenvolvimento Infantil abaixo:

 

Terça-feira, 05 de outubro: Paternidade e acolhimento familiar: discutindo proteção e parentalidade

Palestra I, às 14h: Masculinidades e a construção da paternidade

Palestra II, às 15h: A importância do acolhimento familiar para o desenvolvimento infantil.

 

Quinta-feira, 14 de outubro: Em tempos digitais, como proteger nossas crianças e adolescentes?

Palestra I, às 14h: Cyberbullying: o que fazer quando as crianças e os adolescentes são vítimas de bullying virtual?

Palestra III, às 15h: Tecnologia, Crimes na internet e pornografia infantil: como identificar, prevenir e proteger?

 

Quinta-feira, 21 de outubro: Maternidade e escola: espaços, crianças e afetos

Palestra I, às 14h: A mulher contemporânea e os desafios da maternidade.

Palestra III, às 15h: Escola como espaço de vida 

 

Quinta-feira, 28 de outubro: Saúde mental de crianças e adolescentes: precisamos falar sobre prevenção

Palestra I, às 14h: Depressão na infância: não podemos invisibilizar essa discussão.

Palestra III, às 15h: Prevenção ao suicídio na adolescência: um diálogo sobre valorização à vida.


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso