Selo Juntos Pelo Agro vai incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo no campo
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: quinta, 31 de março de 2022

Parceria entre Sebrae, Senar e CNA prevê ações para orientar o pequeno produtor rural

O Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançaram, nesta quarta-feira (30), o selo Juntos Pelo Agro. O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas, a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade. A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada em Brasília (DF). 

 

O papel do Sebrae será o de capacitar os produtores em gestão, associativismo e cooperativismo, além de incentivar a formalização. A expectativa é que, ao todo, o Sebrae disponibilize 4 mil agentes para orientação desse público, divididos nas especialidades de desenvolvimento, educação empresarial, crédito assistido e Agentes Locais de Inovação (ALI). Já o Senar fortalecerá a atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) para aumentar a produtividade da produção rural com incremento na gestão do negócio rural. 

 

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou que o trabalho em conjunto busca levar ao pequeno empreendedor rural o melhor que as três instituições têm a oferecer. "Hoje sabemos produzir bem, sabemos de tecnologia, mas temos de ser vendedores da porteira para fora. É importante saber vender, agregar e colocar o produto na rua", destacou. 

 

À frente da principal instituição de apoio ao produtor rural, o presidente do CNA, João Martins, frisou que o Sebrae agirá como ator importante, prestando assistência ao pequeno empreendedor rural, grupo que ainda precisa ser consolidado no setor. "Os funcionários do Sebrae criaram uma cultura própria e podem fazer muito pelo setor agropecuário, grupo que ainda precisa de apoio. Esse é um passo para uma revolução na área, a fim de consolidar o pequeno produtor."

 

Sistema S: cooperação e incentivo

 

A parceria já existe em diversos estados, mas, com a assinatura do acordo e o lançamento do selo, a cooperação entre as três instituições ganha escala nacional, ampliando e dando força a projetos como Aplicativo do Agro, Agronordeste e demais atendimentos do Sebrae e Senar. 

 

“O mais importante dessa união é o fato de trabalharmos em rede. Nosso trabalho, como Sebrae Nacional, é respaldar os estados nas suas atuações, com a meta de para atingir na ponta o que está planejado no Juntos Pelo Agro. Como Sistema S, a ideia é juntar o melhor de cada instituição e respeitar a característica de cada estado", destacou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick

 

Dentre as inúmeras frentes de trabalho, o selo engloba as iniciativas Negócio Certo Rural (NCR), Alimentos e Produtos Artesanais, Empretec Rural, Cadeias Produtivas   e o Agente de Inovação Rural (ALI Rural).

 

"É um campo muito extenso, então, decidimos priorizar algumas ações. Focamos principalmente, na área de gestão, para conseguir tirar o produtor rural da dependência e tentar emancipá-lo. Damos destaque também aos produtos artesanais, que são característica no Brasil e no pequeno negócio rural. Não podemos deixar de fora a inovação presente na atuação do ALI Rural para atingir na ponta o projeto", explicou o diretor geral do Senar, Daniel Carrara.


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso