Após tombo recorde em abril, as vendas do comércio varejista cresceram 13,9% em maio, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior alta da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de
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Por: Diário da Manhã, Publicado em: quarta, 08 de julho de 2020

 Como os estudantes podem ser avaliados no ensino remoto, no qual as salas de aula migraram para dentro das residências? É possível aplicar provas com base no conteúdo ministrado ao longo dos meses de quarentena? Essas são algumas das dúvidas que pais e responsáveis têm endereçado aos educadores. Em escolas particulares de São Paulo – Colégio EAG, Centro de Ensino São José, Colégio Demetter, Colégio Santo André, Colégio Belo Futuro, Colégio Mary Ward e Wish School – o processo de avaliação tem transcorrido com tranquilidade com o apoio da Geekie. A empresa é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo. Essas escolas, que adotam a plataforma de educação personalizada Geekie One, utilizam metodologias inovadoras para conduzir as avaliações e provas referentes ao primeiro semestre.

Com a solução Geekie One – que alia material didático digital à tecnologia integrada e à prática pedagógica –, a escola acompanha o desenvolvimento de cada estudante de forma ainda mais completa, permitindo trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de maneira personalizada. Trabalhando com avaliação há mais de 15 anos e incorporando a defesa da potencialidade da tecnologia – quando aplicada com intencionalidade pedagógica –, Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie, afirma que o ensino remoto não é um impeditivo para que o docente realize as avaliações. Pelo contrário, a necessidade imposta de se manter aulas online têm demandado dos educadores a criação de novas formas de avaliação e pode ser uma oportunidade de transformação das formas avaliativas em sala de aula.

“Não estou falando somente da perspectiva convencional baseada em examinar o processo final de ensino-aprendizagem por meio de uma prova, mas de uma prática avaliativa que ocorre durante o processo, ou seja, em diferentes etapas e com propósitos distintos”, afirma a especialista, acrescentando que as evidências de aprendizagem coletadas durante as dinâmicas educacionais permitem aos professores tornar visível o real aprendizado – são dados coletados que direcionam as decisões pedagógicas e facilitam esse processo de avaliação, mesmo a distância. Além dessas possibilidades, o apoio da Geekie na facilitação de processos avaliativos e a captação destas informações em tempo real, está em constante evolução: escolas parceiras podem criar listas de exercícios e, muito em breve, até avaliações para serem aplicadas on-line – recursos que facilitam, assim, o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o visível e amparado com relatórios de desenvolvimento acadêmico de estudantes para toda a comunidade escolar.


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