Lições e desafios da hotelaria baiana
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: quinta, 15 de junho de 2023

Estivemos em Salvador para participar do I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, em Salvador, de 1 a 3 de junho. Além de muito aprendizado por meio de palestras, mesas redondas e visitas técnicas pudemos conhecer um pouco mais sobre a hotelaria baiana.

 

De uma pequena pousada em Camaçari a um dos resorts mais conhecidos do País, na Costa do Sauípe, passando por hotéis executivos de Salvador, identificamos muitos pontos em comum com a realidade das hospedagens do Centro-Oeste e do Tocantins.

 

Confirmamos que a mudança do mercado hoteleiro rumo à adaptação ao universo tecnológico é vital para a sobrevivência da grande e também da pequena hotelaria, sem deixar de lado o investimento no potencial humano. Esse desafio é ainda maior para quem teve um sono modesto de hospedagem em um paraíso natural.

 

Boa intenção não é mais o suficiente para atender o mercado.

 

Salvador é, sem dúvida, uma das capitais com maior poder de atração de eventos corporativos. Além de uma rede hoteleira consistente e preparada para receber visitantes de todos os cantos, inclusive com salas de reuniões e convenções, há empresários em busca de diferenciais ainda mais específicos.

 

Executivos e turísticos

Apesar de ser uma capital com alto apelo turístico, Salvador conta com boa parte de sua rede hoteleira focada no público executivo. O que não prejudica em nada seu uso turístico. A diferença é o foco nas prioridades destes usuários, que buscam suítes com estrutura para home office, internet de segura, acesso a equipamentos como o Centro de Convenções e a Casa do Comércio, que recebem eventos o ano inteiro.

 

O diferencial de uma cidade como Salvador é a oferta de momentos de descontração pré e pós-evento, com suas praias, restaurantes e equipamentos culturais.

 

Outra preocupação é atender públicos específicos, com unidades adaptadas para pessoas com deficiência ou acesso a Pets. O Quality Hotel & Suites abriu suas portas para nos mostrar suas unidades especiais e suas políticas de atendimento. Confirmamos que nossas adaptações para pequenas hospedagens estão de acordo com as aplicações das grandes redes. Trocamos experiências e sugestões importantes!

 

Também conhecemos as propostas da nova gestão do Sauípe Resorts, que integra resorts, vila com decoração temática, parque, arena de shows e outros equipamentos, a cerca de 76 km do Aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros. O complexo está instalado no distrito de Sauípe, no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia.

 

O projeto foi assumido pela Aviva, a mesma empresa que administra o Rio Quente Parques e Resorts, em Goiás, e está implementando uma grande reestruturação que promete elevar ainda mais a já reconhecida qualidade do empreendimento baiano.

 

Cícero Sena mostra obra rara: compromisso com o social e a preservação histórica

 

Compromisso social

 

Quantos não sonham com a realização profissional para dar vazão a projetos pessoais?

 

Este é o caso de Cícero Sena, da rede Portobello, que possui unidades na capital baiana e em Porto Seguro. Em Salvador, o hotel localizado em Ondina oferece muito mais que suas 169 suítes em padrão quatro estrelas, com piscina, restaurante, academia.

 

A “menina dos olhos” de Sena é o projeto de criação do Museu da Ancestralidade. O acervo em constante ampliação já reúne peças “garimpadas” em viagens, algumas adquiridas em leilões e tantas outras frutos de doações. São objetos que ajudam a contar a história do Brasil, da Bahia, da comunicação e até mesmo raridades, como uma edição original da obra O paraíso perdido, de John Newton, de 1884. Parte das peças está acessível aos hóspedes, no mezanino do hotel.

 

Em Porto Seguro, o Instituto Portobello Hoteis desenvolve o projeto Portoteca, voltado a formação de leitores, com entrega à comunidade de bibliotecas portáteis com obras disponíveis a população, guardadas em geladeiras. A proposta de Cícero, que preside a entidade, é possibilitar às comunidades maior acesso aos livros, com apoio da sociedade na doação de geladeiras sem uso, de obras e também deixando os livros disponíveis ao público em suas empresas.

Esta é a experiência que desejamos a todos: a possibilidade de crescimento do seu negócio, sem jamais perder o foco no desafio de ajudar as pessoas! (Colaborou: Seleucia Fontes)


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso