Com uma carreira sólida de mais de 20 anos, o cantor, produtor musical e empresário de 35 anos, Wesley Safadão, precisou pausar sua agenda para cuidar da saúde mental. Em uma entrevista para o Fantástico, no domingo (10), o artista revelou que foi diagnosticado com ansiedade, causada pela exaustão mental por conta de uma agenda lotada de shows.
O artista relatou que não conseguiu dosar o ritmo da sua rotina agitada, há muitos anos e, que consequentemente, lhe causaram um profundo esgotamento mental. Segundo os levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a população mais ansiosa do mundo.
Neste cenário, em que pacientes com ansiedade sofrem com dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga e respiração rápida, especialistas estudam formas de combater os sintomas e auxiliar no tratamento. E a meditação aparece justamente como destaque entre as terapias para auxiliar no processo de controle da ansiedade.
“A meditação permite ingressar em um processo de auto-observação onde todos os pensamentos, emoções e atitudes não mais passam despercebidos. E isso conduz a um processo natural de transformação”, destaca Gabi Frantz, mestre de meditação, pós-doutoranda em Medicina Natural pela Quantum University, atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área.
A especialista pontua que a meditação é uma ótima atividade porque não tem restrição e não apresenta nenhum tipo de efeito colateral negativo. “Nada de ruim pode sair de uma prática tão natural, afinal, a meditação é medicina natural”, acrescenta.