Foi apresentado, nesta quinta-feira (28), o projeto de reforma da orla do Recife, com 11 quilômetros de extensão (veja vídeo acima). A proposta é integrar as praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, transformando toda a costa do Recife em um parque linear com novos espaços multifuncionais, as chamadas “centralidades”. A previsão de conclusão é para 2025.
O anúncio do projeto, com o lançamento da licitação, foi feito na Praia do Pina. O investimento previsto é de R$ 112 milhões, com recursos municipais. Além da criação das centralidades, o projeto prevê mudanças no trânsito e na ciclovia, a construção de novos banheiros, melhorias da segurança e iluminação e o aumento da área verde.
Também haverá reforma de toda a estrutura física do calçadão, que vai ter o pavimento substituído e a largura do passeio ampliada de 2,75 metros para 4,80 metros.
De acordo com a prefeitura, uma das etapas da reforma já foi concluída, que foi a reforma dos 60 quiosques espalhados pela orla. Nesta reportagem, você pode ver como vai ficar cada um dos pontos, que são os seguintes:
A ciclovia vai ser completamente interligada do começo da orla até o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, depois de Brasília Teimosa. A prefeitura promete suavizar "pontos cegos" para evitar acidentes, além de criar pavimentos elevados e drenagem redirecionada, evitando que haja pontos de alagamento.
As "centralidades", um dos carros-chefes do projeto, serão espaços multifuncionais com temáticas voltadas para gastronomia, esportes, comércio de artesanato e contemplação do mar.
Em frente ao Parque Dona Lindu, haverá um espaço para contemplação da natureza e fontes de água para a população se refrescar. No limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, haverá a Estação Clube da Vara, com um polo gastronômico, parque infantil e polo esportivo.
O prefeito João Campos (PSB) disse que o projeto foi elaborado com a ajuda de pesquisas feitas com a população. Ele afirmou que quase 70% das pessoas questionadas disseram que a orla do Recife é o principal espaço de lazer da cidade. Afirmou, também, que a obra beneficia toda sociedade.
"Sou formado em engenharia civil, e a gente é formado e acredita na capacidade de construir. A gente nunca pode deixar de perseguir as ações estruturadoras para a nossa cidade. Na cadeia produtiva do turismo, a gente tem um potencial enorme de agregar valor e gerar renda. Nossa tarefa é fazer com que as pessoas venham para cá gastar no nosso comércio daqui.
A chefe do Gabinete de Projetos Especiais da prefeitura, Cinthia Mello, afirmou que um dos eixos do projeto também é o plantio de árvores nos 11 quilômetros de orla, bem como o reforço na iluminação.
"A gente traz a arborização. A gente quer que a população acesse de manhã, de tarde. Em seis anos, a gente já vai perceber o sombreamento. Hoje realmente tem muitas áreas cegas de iluminação pela noite. Esse projeto reforça a iluminação principalmente debaixo das árvores. A gente reforça a segurança principalmente com videomonitoramento. No segundo jardim vai ser instalada uma central de monitoramento em tempo real. Queremos que todo mundo utilize os 11 quilômetros da nossa orla", declarou.
Estação Porto Terra Nova
Em Brasília Teimosa, nas imediações da Praia do Buraco da Véia. Contará com um centro de artesanato para a comercialização de obras de artistas locais. A proposta do espaço é ser uma área de contemplação da paisagem.
Estação Mercado do Peixe
Polo gastronômico que será construído na interligação entre as praias de Brasília Teimosa e do Pina, com a reforma do mercado já existente no local.
Estação Esportes
O espaço destinado à prática esportiva será instalado no início da orla do Pina, onde ficam as atuais quadras de tênis. Contará com espaço para jogos de tabuleiro e terá três quadras de tênis e poliesportivas.
Praia Sem Barreiras
Próximo ao Posto 7, oferecerá um local seguro e acessível para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar, contemplar a orla e fazer outras atividades. Será criado um espaço sanitário totalmente adaptado, além de quadra esportiva inclusiva.
Estação Pracinha
Na Pracinha de Boa Viagem, o local vai contar com um espaço para contemplação do mar e vai funcionar como um local de grande interesse histórico.
Estação Lindu
Em frente ao Parque Dona Lindu, a estação vai ser um espaço para contemplar a natureza e aproveitar o sol, com fontes de água para que a população possa se refrescar. Também terá dois pontos elevados para oferecer mais segurança aos pedestres.
Estação Clube da Vara
Localizada em frente ao antigo Clube da Vara, na divisa entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. No local, será implantado um polo gastronômico com vista para o mar, parque infantil e um polo esportivo.
Calçadão
O calçadão terá o pavimento atual substituído e alargado, passando de 2,75m para 4,80m. A prefeitura também prevê melhoras na acessibilidade.
Quiosques
A reforma dos quiosques compõe a primeira etapa da requalificação da orla do Recife. Em março, foram entregues 60 quiosques reformados, com tamanho padrão de 39,8m² de área coberta total e 16m² de área interna. Ainda em 2023, serão reformados mais dez em Brasília Teimosa, no mesmo formato.
Banheiros
Os dez sanitários já existentes estão em reforma e outros 11 estão em construção. Na área externa serão instalados chuveiros e assentos para pessoas com necessidades especiais. O novo acesso será frontal, para melhor visibilidade e segurança. A pia e o vaso serão de metal, para evitar furtos e depredação.
Área verde
De acordo com a prefeitura do Recife, 730 árvores vão ser plantadas, incluindo coqueiros, ao longo de toda a extensão da orla em até seis anos. Como já existem 582 árvores no local, serão 1.320 árvores ao todo, o que corresponde a um aumento de 126% de área verde.
Iluminação
Estão previstas melhorias na iluminação pública no calçadão, na pista dos carros e abaixo de todas as árvores. A prefeitura informou que serão implantados 510 postes, o equivalente a um aumento de 400% em relação aos 130 que já existem na área. Isso significa que, a cada 14 metros, haverá um aparelho de iluminação, segundo o município.