Cidade de Ho Chi Minh (VNA) – Para construir a marca turística, a Associação de Turismo do Delta do Mekong reconheceu 53 destinos turísticos típicos em toda a região, ajudando a criar motivação para o desenvolvimento sustentável da indústria do lazer.
Os destinos reconhecidos são bastante diversificados e incluem zonas e sítios turísticos, estabelecimentos de alojamento, relíquias culturais e históricas, obras de arte arquitetónicas, obras públicas, parques nacionais e instalações de artesanato tradicional.
Todos possuem recursos turísticos específicos e produtos e serviços excepcionais, além da capacidade de atrair e satisfazer as necessidades dos turistas. A fim de contribuir para o desenvolvimento do turismo responsável e criar meios de subsistência adequados para a comunidade, estes destinos também devem ter uma taxa de mão-de-obra local de pelo menos 50%.
O diretor do Departamento de Cultura, Esportes e Turismo da província de Bac Lieu, Tran Thi Lan Phuong, informou que Bac Lieu possui 11 locais reconhecidos como destinos turísticos típicos da região, o maior número em comparação com outras cidades do Delta do Mekong . Estima-se que em 2023 o turismo em Bac Lieu atraia cerca de 4,2 milhões de visitantes nacionais e estrangeiros, incluindo um grande número de visitantes de destinos turísticos típicos.
O Pagode Hung Thien no distrito de Vinh Loi, província de Bac Lieu, é um destino turístico religioso que atrai visitantes. (Fonte: VNA)
Um representante da Associação de Turismo do Delta do Mekong reiterou a importância de manter e desenvolver a reputação e os títulos dos destinos turísticos típicos da região. Atualmente, depois de reconhecidos, os destinos investem no desenvolvimento de produtos e serviços, e promovem a divulgação da sua imagem junto dos turistas.
Referindo-se à orientação do desenvolvimento do turismo local com base na promoção dos pontos fortes dos destinos turísticos típicos, Phan Thanh Duy, vice-presidente do Comité Popular da Província de Bac Lieu, disse que a província está determinada a receber até 2025 mais de sete milhões de visitantes para uma receita de cerca de 412 milhões de dólares, contribuindo entre 7% e 9% para o Produto Interno Bruto local.
Bac Lieu se esforça para se tornar um dos centros turísticos da região do Delta do Mekong. Uma das soluções é explorar eficazmente produtos turísticos específicos, incluindo destinos turísticos típicos, reiterou o responsável.