Minas Gerais liderou o crescimento turístico no país em 2023, já que o estado ocupou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada dos últimos 12 meses, que leva em consideração serviços ligados ao turismo, a exemplo de hotéis, transportes, agências de viagens e restaurantes. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados pela Agência Minas.
No total, o estado recebeu 31 milhões de turistas no ano passado, em que a atividade turística movimentou cerca de R$ 34 bilhões.
Também foram criados aproximadamente 50 mil empregos na economia da criatividade, segmento que é o principal gerador de empregos no estado atualmente. O número corresponde a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados em Minas até novembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o Sebrae, a economia criativa envolve atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda.
Aeroporto de Belo Horizonte recebeu maior número de passageiros em 2023 desde o início da pandemia / Divulgação
Quem também viu os números crescerem foi o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, que em 2023 registrou circulação de 10,5 milhões de passageiros – esta foi a primeira vez após a pandemia que o terminal superou a marca de 10 milhões de pessoas.
Segundo dados do aeroporto, 1 milhão de passageiros passaram pelo local apenas no último mês de dezembro, com empurrão do início das férias e das festas de fim de ano.
A malha aérea também aumentou: de dois voos internacionais em 2022, o aeroporto passou a operar, ao todo, oito voos com destinos estrangeiros em 2023, incluindo Orlando, Bogotá e Buenos Aires, assim como 10 novas rotas domésticas foram implementadas.