Embratur vai promover uma press trip com um grupo de jornalistas especializados em turismo dos Estados Unidos a fim de apresentar o Carnaval de Salvador (BA) e a história da primeira capital do Brasil. A intenção da Agência é divulgar os principais atrativos da cidade no mercado turístico da América do Norte. O grupo não tem a presença dos chamados “influencer digitais”, porque não são considerados com a isenção profissionais necessária para avaliar o destino, além de nos Estados Unidos, suas opiniões serem questionadas por serem sempre tendenciosa devido a acordos comerciais com patrocinadores.
Os convidados irão aprender sobre as características da folia soteropolitana, seu tamanho em números, duração, impacto econômico, vendo de perto a alegria do povo nas ruas. Os quatro jornalistas e uma influenciadora digital irão conhecer os circuitos e as agremiações carnavalescas, a história dos blocos afros, além de provar a gastronomia local e fazer passeios tradicionais na capital baiana.
Os comunicadores, que desembarcam no País no próximo dia 6, também terão um encontro com o embaixador do Turismo Brasileiro da Embratur, o músico, apresentador, ativista e representante internacional da cultura afrobrasileira Carlinhos Brown. A comitiva visitará o Pracatum, que é um dos projetos sociais do Cacique do Candeal, e passarão um dia no camarote do artista durante a folia.
Em 2023, 668.478 turistas dos Estados Unidos estiveram no Brasil, 52% a mais em comparação com 2022. O país é o segundo maior emissor de turistas para os nossos destinos, atrás apenas da Argentina. Os segmentos mais procurados pelos turistas estadunidenses no Brasil são Cultura (33%), Sol e Praia (31%), e Natureza, Ecoturismo e Aventura (22%). Atualmente, seis empresas aéreas fazem o trajeto Estados Unidos-Brasil: American Airlines, Azul, Delta Air Lines, Gol, Latam e United Airlines. Ao longo de 2024, estão previstos 9.900 voos e 2.742.192 assentos para esse trajeto.