Lá se vão mais de 500 anos de história. Segundo historiadores, a cachaça começou a ser produzida intencionalmente em terras brasileira entre os anos de 1516 a 1532, em qualquer cidade litorânea entre Pernambuco e São Paulo.
Ela esteve presente em vários episódios importantes e trágicos na história do Brasil tais como:
Moeda de troca por negros escravizados na África.
Sofreu com altas taxas de tributos impostos pelo Marquês de Pombal para pagar os professores. E até hoje as taxas continuam altas, mas os professores não veem uma moeda dessa arrecadação.
Sua produção foi proibida e vários engenhos foram destruídos.
A primeira Revolução nativista aconteceu por causa da proibição de produção da cachaça. A partir daí se iniciou o movimento pró Independência.
Acredita-se que Dom Pedro I brindou com cachaça o Grito de Independência do Brasil.
As Cortes nos perseguem, chamam-me com desprezo, de rapazinho e de brasileiro. Pois verão agora quanto vale o rapazinho. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações, nada mais quero do governo português e viva a liberdade do Brasil”.
Setembro de 1822
10 meses após o Grito de Independência, as tropas portuguesas finalmente foram derrotadas e postas para fora do Brasil na batalha que conhecemos como a “Independência do Brasil na Bahia”.
Nesse episódio a cachaça teve forte participação e nenhum reconhecimento histórico.
.1 – A cachaça foi utilizada para limpar, tirar ferrugem e polir armamentos, colocando-os em condições de uso.
.2 – Os produtores da aguardente eram obrigados a entregar para o alto comando do Exército Pacificador barris da bebida para serem servidos aos soldados no front de batalha. Eram as doses de espírito.
3 – O Corneteiro Lopes ao dar o toque errado em sua corneta fez com que os soldados portugueses tivessem batido em retirada. Qual teria sido o motivo dele ter tocado errado?
Essas e outras histórias serão contadas por mim, Raimundo Freire, no Festival Origens que acontecerá entre os dias 14 a 17 de março, no Centro de Convenções de Salvador.
Em breve publicaremos a programação do evento com as datas e horários das aulas.