8 de março, Dia Internacional da Mulher, a poesia das flores, amor, luta e abnegação
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: sexta, 08 de março de 2024

Realçando sua importância na sociedade e dando ênfase à sua luta por seus direitos, em diversas partes do Mundo e em momentos históricos, comemoramos hoje (8 de março) o Dia Internacional da Mulher.  A institucionalização do 8 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, como o Dia Internacional da Mulher, é o marco dessa história, com episódios cruciais, gloriosos,  e que necessita  continuar em frente até o dia em que viveremos uma sociedade mais igualitária e com profundo e total respeito e valorização ao “ser mulher”.

Virou senso comum, em algumas partes do Globo, a ocorrência de conferências e outros acontecimentos voltados para os temas da igualdade do gênero, violência contra mulheres, suas conquistas, feminismo, dentre outras particularidades. Seja qual for a origem do Dia Internacional da Mulher, marcado por controvérsias clássicas, aguçou o espírito de fortaleza feminino, como o surgido de uma greve das operárias que trabalhavam em uma fábrica costurando vestuários em Nova York, em 25 de março de 1911, após incêndio que causou a morte de mais de uma centena de pessoas, no fogo, ou por que se precipitaram do edifício. Outras fontes indicam que ela teve ensejo na Revolução Russa de 1917, que esteve marcada por diversas reivindicações por parte das operárias, pois no dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil trabalhadoras percorreram as ruas de Moscou, reivindicando melhores condições de trabalho e de vida.

Nesta data, em relação ao Brasil, não podemos esquecer de citar a Lei n.º 11.340, sancionada em 7.8.2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido, e é considerada um marco na história de luta das brasileiras contra a violência doméstica. De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, e dano moral ou patrimonial.”

Destacamos que, no Brasil, o movimento das mulheres é um dos mais respeitados do Mundo e referência fundamental em certos temas no plano internacional, com políticas públicas de promoção da igualdade de gênero e combate à discriminação. A despeito de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, a luta continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito.

Voltemos então a nossa vista, pela data importante, parabenizando e agradecendo a todas as mulheres, ricas e pobres, de todas as raças, e pela sua presença vital na seara comunitária e familiar. Todos juntos, vamos lutar mais e dizer um basta à violência, na correspondência ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a poesia das flores, amor, luta e abnegação!


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso