54º Festival de Inverno campos do Jordão
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: sexta, 12 de abril de 2024

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024 – ele não ocorreu apenas em 2020, devido à pandemia do coronavírus. A programação artística acontece de 29 de junho a 28 de julho e estará distribuída entre as cidades de Campos do Jordão e São Paulo. O Festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Parte fundamental do Festival é seu Módulo Pedagógico, que neste ano oferecerá até 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos: serão 119 bolsas para instrumentistas; seis para regentes; seis para piano; e seis bolsas para violão. O Módulo Pedagógico terá atividades de Prática de Orquestra, Música de Câmara, Música Antiga (“Orquestra Bach”) e Camerata.

As inscrições poderão ser realizadas das 10h00 do dia 29 de abril até as 23h59 do dia 06 de maio, exclusivamente online, no site do Festival. As bolsas são voltadas a estudantes brasileiros e estrangeiros de 16 a 30 anos (na categoria Instrumento) e de 16 a 35 anos (na categoria Regência). A lista de aprovados será publicada no dia 14 de maio, também no site do Festival.

As bolsas de estudo oferecidas aos aprovados serão divididas de duas formas, e cada um deles receberá auxílio financeiro para custear suas próprias despesas de hospedagem, alimentação e transporte em São Paulo (onde acontecerão as aulas): R$ 4.500,00 para residentes no estado de São Paulo; e R$ 6.000,00 para residentes em outros estados ou países. O edital completo pode ser acessado.

O Festival

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 53 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso