23ª Semana dos museus
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: sexta, 17 de maio de 2024

MUSEU MILITAR DO FORTE DO BRUM
A Semana Nacional de Museus promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM tem o propósito de mobilizar os museus de todo o país em um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. 
Em 2024, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema "Museus, Educação e Pesqui-sa". A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.
A EXPOVITÓRIA 2024, em sua 8ª edição, comemora os 80 anos do início das operações da Força Expedicionária Brasileira no teatro de operações europeu. A exposição conta com armamentos utili-zados no combate, relíquias e lembranças de guerra, uniformes da FEB, veículos militares antigos e rica coleção de fotos, vídeos e documentários.
Com o intuito de preservar e tornar a história acessível para todos, a oficina “Pernambuco, Aqui Nasceu a Pátria: Diálogos com o Brasil Holandês” em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), através de bolsistas de cooperação técnica (Alunos de graduação da UFPE e UFRPE) trata do período da invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654). A proposta é uma atividade lúdica e multidisciplinar, englobando História, Arqueologia e Turismo, voltada para todos os públicos – principalmente para os alunos da educação básica.
Contamos ainda com apoio o Apoio do Centro de Memória do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Regional Per-nambuco (ANVFEB-PE) e da Associação Pernambucana de Veículos Militares (APVM).

Programação: 
1) Exposição sobre a Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial – 13 a 19 de maio;
2) Visitação guiada de escolas de 14 a 17 de maio;
3) Oficina "Pernambuco, Aqui Nasceu a Pátria! Diálogos com o Brasil Holandês" - 14 a 17 de maio;
4) Palestra 'Arqueologia do Forte do Brum' com o Prof Dr marcos Albuquerque, hoje, 16 de maio, às 16h;
5) Solenidade do Dia Nacional dos Museus com hasteamento do Pavilhão Nacional - 17 de Maio, às 9h;
6) Apresentação de Cães do 4º Batalhão de Polícia do Exército - 17 de maio, às 10h; e
7) Exposição de Veículos Militares Antigos - 18 de maio (sábado), a partir das 10h


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso