O encerramento do aeroporto de Porto Alegre atingido gravemente pelas cheias que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul e com previsão para só voltar a operar no fim do ano levou a TAP Air Portugal a buscar uma alternativa para atendimento ao sul do Brasil substituindo os voos do aeroporto Salgado Filho pelo aeroporto de Florianópolis de onde a partir de 3 de setembro efetuará três frequências por semana entre a capital de Santa Catarina e Lisboa, usando o Airbus A330-200 que transporta 269 passageiros, 25 na classe Executiva e 244 na Econômica.
A TAP previa começar este novo voo só em 2026 e teve que antecipar as operações enrte lorianópolis e Lisboa diante da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. As passagens entre as duas cidades já podem ser adqiridas no site Flytap com preços promocionais de ida e volta a partir de US$449 com taxas incluídas.
Os voos entre Lisboa e Florianópolis acontecerão às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10h10 e as 10h50 e chegada a Florianópolis entre as 17h15 e as 17h55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19h35 e as 20h40 e chegam à capital portuguesa entre as 9h50 e as 10h55 do dia seguinte. A duração será de cerca de 11 horas.
“O lançamento do voo para o Estado de Santa Catarina já estava sendo avaliado e estudado há algum tempo. Para a TAP, é muito importante termos conseguido antecipar o lançamento desta nova rota para um período em que, devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul e encerramento do aeroporto de Porto Alegre, o Sul do Brasil tanto precisa”, destacou Luís Rodrigues, CEO da TAP.