'Dia D' da Diálise 2020 alerta para a desafiadora realidade dos pacientes renais crônicos no Brasil
Publicidade


Por: Diário da Manhã, Publicado em: segunda, 10 de agosto de 2020

Morador da cidade de Nova Olinda (TO), Pedro Paulo Pereira da Silva, de 62 anos, passa por um momento delicado em Brasília na luta pela vida. Pedro Paulo recebeu transplante de fígado há cinco anos, por causa de uma hepatite C, e agora depende de hemodiálise devido a problemas nos rins. O idoso está temporariamente na cidade de Valparaíso (GO), no entorno do DF, e precisa pegar ônibus três vezes na semana para se deslocar até o Hospital de Base, em Brasília, onde recebe o tratamento. Apesar da dificuldade financeira e de deslocamento, em breve ele seguirá para Araguaína, onde conseguiu vaga para diálise próximo dos filhos.

Do outro lado, temos a realidade do José, do Rafael, da Maria, da Cândida, da Ana, e de outros milhares de pacientes crônicos no país, que graças à oportunidade de dialisar perto de casa, com transporte garantido e seguro, desfrutam de qualidade de vida e participam das conquistas familiares. Atualmente, no Brasil, 140 mil brasileiros dependem única e exclusivamente do tratamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS) para sobreviver. Visando proporcionar condições mais adequadas a pacientes, profissionais e às clínicas, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promove, pelo 3º ano, o “Dia D” da Diálise, data que marca a luta por reivindicações e melhorias para o setor.

Em 2020, o marco acontecerá no dia 27, mas ao longo de todo o mês de agosto, centenas de clínicas e pacientes estão engajados em mobilizar a sociedade e o governo em favor de investimentos para a nefrologia. Com o mote Vidas importam! A Diálise não pode parar, as principais reivindicações da ABDCT são pela adequada remuneração das 800 clínicas que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo tratamento de qualidade e acesso para todos os pacientes renais crônicos. Devido à pandemia, pela 1ª vez o “Dia D” acontecerá totalmente online.

Marcos Alexandre Vieira, presidente da ABCDT, reforça o pedido para que a sociedade, empresas, redes clínicas, indústrias, médicos, equipes multidisciplinares e familiares potencialize a campanha digital #adialisenaopodeparar em seus perfis nas plataformas digitais. “A saúde nunca foi tão valorizada como nesse momento e, por isso, contamos com o apoio e protagonismo da população na luta por condições mais justas para pacientes renais e colaboradores da área. Todos podem curtir e compartilhar essa campanha nas redes sociais. Juntos somos mais fortes! A Diálise não pode parar!”, destaca.


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso