São Pedro e São Marçal na festa do folclore da cidade de São Luís
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: sexta, 28 de junho de 2024

Serão dois dias para ficar na memória e na história por um motivo especial, este ano as duas mais importantes datas do calendário maranhense serão realizadas no sábado (29) e domingo (30), em dois dias para se viver intensamente o brilho e a força das mais tradicionais manifestações populares do Maranhão.

Capela do bairro da Madre Deus pronta para receber fiéis e brincantes em um dos mais belos cenários culturais, o amanhecer do Largo de São Pedro - Foto: Taciano Brito

Capela do bairro da Madre Deus pronta para receber fiéis e brincantes em um dos mais belos cenários culturais, o amanhecer do Largo de São Pedro – Foto: Taciano Brito

O dia de São Pedro, celebrado no amanhecer do sábado, 29, será a data especial para se reverenciar o santo protetor dos pescadores, com os grupos concentrados nos arredores do Largo da Capela de São Pedro, na Madre Deus e a Festa de São Marçal criada para homenagear os grupos de Bumba-Meu-Boi, lá no bairro do João Paulo, que mudou o nome de sua principal avenida, de João Pessoa para Avenida São Marçal, nome esse em referência ao santo que marca o encerramento de uma das mais bonitas festas populares da federação.

A mensagem ambiental com o pedido de atenção a natureza nas indumentárias dos grupos folclóricos estará presente na festa - Foto: Taciano Brito

A mensagem ambiental com o pedido de atenção a natureza nas indumentárias dos grupos folclóricos estará presente na festa – Foto: Taciano Brito

Uma festa que este ano terá sua procissão marítima de São Pedro às 09h30, do dia 29 (sábado), saindo do cais da Rampa Campos Melo, na Praia Grande, seguido por embarcações coloridas que adentrando os rios Bacanga e Anil, passam pela orla da avenida Beira-Mar, até chegar ao antigo cais do bairro Genipapeiro, em mais um tradicional cortejo marítimo, retornando por baixo da Ponte São Francisco ao ponto de partida, o cais da cidade. Em seguida a imagem prossegue em procissão terrestre até a Capela de São Pedro, onde acontece a Missa Campal.

O Dia de São Pedro é sinônimo de festa em São Luís, a devoção ao santo é feita através de uma grande concentração de grupos de grupos folclóricos no Largo de São Pedro, ocasião em que os brincantes e brincadeiras agradecem a São Pedro pelas realizações pessoais alcançadas através da fé, e os pedidos de saúde, força e determinação para os brincantes em todos os dias das festas juninas.

A festa mais popular do Brasil entra no seu ápice em reverência a São Pedro e São Marçal - Foto: Taciano Brito

A festa mais popular do Brasil entra no seu ápice em reverência a São Pedro e São Marçal – Foto: Taciano Brito

Já no bairro do João Paulo, a Festa de São Marçal reúne os principais grupos do sotaque de matraca, conhecidos também como sotaque da Ilha, batalhões pesados renomados na cultura local que fazem um dos mais belos desfiles a céu aberto do folclore nacional. Agremiações como: Maioba, Maracanã, Iguaíba, Madre Deus, Bairro de Fátima, São José de Ribamar, Matinha, Itapera, Pindoba, Juçatuba, entre outros desfilam seus ritmos e indumentárias em uma das maiores manifestações populares do planeta.

Nos desfiles do bairro do João Paulo, os grupos do sotaque de matraca pedem passagem para seus batalhões de peso – Foto: Arquivo JP Turismo

Nos desfiles do bairro do João Paulo, os grupos do sotaque de matraca pedem passagem para seus batalhões de peso – Foto: Arquivo JP Turismo

A concentração acontecerá logo a partir das primeiras horas da manhã de domingo. Na verdade, a festa tem início desde a madrugada, com a agitação frenética de vendedores ambulantes e de milhares de simpatizantes que se aglomeram para ver o desfile dos grupos. Já é tradição, também, a distribuição, por parte do 24º Batalhão de Caçadores, de caldo de feijão e de água para os brincantes e para as pessoas que se dirigem até o local, numa articulação do Grupo de Ação Voluntária do João Paulo.

A Festa de São Marçal, que oficialmente encerra os festejos juninos do Maranhão, surgiu a partir de várias proibições às manifestações culturais de cunho popular, tendo o Bumba-Boi à frente. O governo da época proibira os fogos e destacara forças para que os bandos tradicionais do Bumba-Meu-Boi não passassem do areal do João Paulo. O evento é tão marcante que a Prefeitura de São Luís sancionou lei que alterou o nome da avenida João Pessoa para São Marçal, em junho de 2005, atendendo às reivindicações dos grupos de Bumba-Boi.

Fé e a tradição na programação dos Festejo de São Pedro

A Comunidade de São Pedro da Paróquia São José e São Pantaleão convida todos para participar das atividades restantes do tradicional Festejo de São Pedro, que vai até o dia 29 de junho. A programação, que começou no dia 20, inclui missas diárias às 19h e o arraial no Largo de São Pedro, destacando-se as festividades religiosas dos dias 28 e 29, uma oportunidade para renovar a devoção e celebrar a cultura local.

No dia 28, às 18h30, a imagem de São Pedro sairá da Casa Barrica em procissão luminosa até a Capela de São Pedro, onde haverá missa às 19h. Após a meia-noite, a igreja estará aberta para devotos e brincantes de boi. No dia 29, a programação inclui um passeio marítimo às 10h e uma procissão terrestre às 16h, culminando em uma missa campal na capela.

Largo de São Pedro – Programação

27/06 (Quinta-feira)

19h às 20h – Santa Missa

20h às 21h – Desfile das Rainhas Caipiras – Qd Mirim Mocinha do Sertão

21h às 22h – Teresa Canto

22h às 23:00 – Cia Guarnicê

23:00 às 00:00 – BMB Oriente

00:00 –  BMB da Maioba

28/06 (Sexta-feira)

– Às 18h30 – imagem sai da Casa Barrica, com o andor enfeitado, em procissão luminosa, até a Capela de São Pedro, para a missa, às 19h.

19h às 20h – Santa Missa

20h às 21h – Tambor de Crioula Arte Nossa

21h às 22h – BMB de Cururupu de Umbelino

22h às 23:00 – BMB de Axixá

23:00 às 00:00 – BMB de Maracanã

Após a meia noite, a igreja fica aberta, e por lá, devem passar devotos, brincantes de boi, fiéis e o público em geral, até de manhã, em manifestações espontâneas, religiosas e culturais.

29/06 (Sábado)

10h: Procissão marítima com a imagem de São Pedro, saindo do cais da Praia Grande, pela rampa Campos Melo, passando pela ponte São Francisco, Ponta D´Areia e próxima à área Itaqui Bacanga.

16h: Procissão terrestre pelas ruas do bairro, retornando à Capela de São Pedro para a issa campal.

Texto: Redação JP Turismo


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso