35º Encatho&Exprotel qualifica hotelaria e destinos turísticos em Santa Catarina
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: segunda, 29 de julho de 2024

 Duzentas marcas, em 86 estandes foram vistas por mais de 3 mil visitantes no 35º Encatho & Exprotel, realizado de 23 a 25 de julho de 2024 no CentroSul em Florianópolis. Na área de conteúdo – com seminários, palestras, simpósios –  uma programação intensa levou aos palcos dos diversos salões 50 palestrantes e painelistas renomados, com muita informação, propondo debates, discussões que versaram sobre tudo desde a forma mais adequada para se administrar cada setor de um complexo hoteleiro, até a posição desses estabelecimentos perante a comunidade ou sociedade em geral, como forma de apoiar iniciativas e projetos sociais capazes de contribuir com o desenvolvimento da cidade ou região, mais especialmente do turismo.

Foram realizadas mais de 15 reuniões de entidades do trade, com destaque para a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/SC), Abrasel, Abrajet, Associação dos Bacharéis em Turismo, Fecomércio, Senac, Sebrae e Conselhos Municipais de Turismo, entre outros.

 

Jatir Ranzolin, cujo escritório é especializado em registros e proteção de marcas e patentes.

Em sua reunião, associados e lideranças das Abrajets dos três estados do Sul (RS, SC e PR) lançaram o nome do presidente da Abrajet/RS, Jornalista Juarez Tavares para disputar à presidência nacional em dezembro deste ano, no 39º Congresso na cidade de Machadinho/RS. Presidida pela Abrajet SC, tendo à frente a jornalista Maely Novak, a reunião contou com a palestra do advogado Jatir Ranzolin, sobre a inportância do registro de marcas e patentes. Na sequência, o presidente da Abrajet/Nacional, Evandro Novak, discorreu sobre as tratativas que vem sendo realizadas para o 39º Congresso e a expectativa de promover um congresso à altura dos outros três que realizou: Urubici, Joinville (SC) Belo Horizonte (MG).

O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, demonstrou mais uma vez ser um marco no setor hoteleiro e de turismo. “Estamos muito felizes com o resultado do evento, dos contatos e parcerias firmadas e das vendas realizadas. Vivenciamos um ambiente dinâmico, de troca de ideias, conhecimentos e oportunidades de negócios. Superamos nossas expectativas. Esta edição foi mais do que um evento, foi um catalisador para a evolução da indústria hoteleira e turística”, comemorou Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC.

Inteligência artificial – IA está sendo usada pela hotelaria   

Durante os três dias de evento, nesta 35ª edição com o tema : Industria 5.0, Tecnologia, Turismo & Hotelaria, ocorreram diversos lançamentos de produtos e serviços. Entre eles, o Guia Receptivo ABAV-SC, uma ferramenta essencial para a divulgação e comercialização dos produtos turísticos catarinenses. Voltado para os canais de comercialização, o Guia facilita a criação de parcerias entre profissionais do trade turístico e a ampliação da oferta turística de Santa Catarina.

         A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina também esteve presente no Encatho & Exprotel, destacando-se com duas iniciativas de sucesso: uma plataforma de geração de negócios enriquecida com inteligência artificial, e o Encontro de Núcleos do Trade de Turismo de Santa Catarina. A Ferramenta apoia a geração de negócios entre os participantes e alcançou números impressionantes: mais de 500 conexões ao total, das quais mais de 300 foram aprovadas pelos usuários como uma conexão com potencial de fechar negócio. “Os resultados comprovam o potencial da entidade em gerar oportunidades de negócios de maneira eficiente e inovadora aos empreendedores catarinenses”, ressaltou Allan Edgard Kreutz, diretor do Programa Empreender e Diretor de Operações da ABIH – SC.

         Paralelamente, o Encontro do Trade de Turismo de Santa Catarina reuniu líderes e empreendedores do setor para discutir e explorar novas oportunidades nos destinos turísticos do estado. Com uma programação rica e diversificada, o evento contou com palestras inspiradoras. Também foi anunciada oficialmente, a parceria estratégica entre a Foco Tecnologia e a B2B Reservas que promete revolucionar a distribuição de reservas para hotéis no Brasil. Essa colaboração abre novas oportunidades para impulsionar as reservas de maneira significativa. Com o objetivo de ampliar a distribuição para operadoras e agências de viagens, a Foco integrou o sistema da B2B ao seu channel manager, possibilitando a conexão com mais de 500 agências de viagens e 21 operadoras. Por outro lado, a B2B Reservas agora alcança pequenos e médios hoteleiros em diversas regiões do país, facilitando seu crescimento e competitividade no mercado.

         “A escolha da B2B como parceira estratégica se deu pela sua significativa presença no mercado, atingindo centenas de agências de viagens e agências corporativas, incluindo todas as associadas da Abracorp”, explicou Leonardo Silveira, CEO da Foco Tecnologia.

         Apresentações: arte e cultura falam dos destinos turísticos

         Nesta 35ª Edição, que desde a entrada foi decorada, formando um painel com imagens lembrando os anos que antecederam esse marco histórico, teve destaque especial as apresentações de arte e cultura. No amplo saguão de entrada, onde ficam as salas maiores do CentroSul Eventos, artistas e grupos de dança e música fizeram apresentações: na noite da abertura, antes de apresentaram o Hino Nacional, na solenidade, o Duo de Música Instrumental, formado pela violinista Iva Giracca e o acordeonista Roger Corrêa deram “canja” aos que aguardavam, sendo muito aplaudidos pela qualidade do seu trabalho.

Após a solenidade de abertura, foi a vez da apresentação – já na abertura oficial da Exprotel, do CTG Campestre Catarinense, que aos 60 anos é uma das maiores entidades tradicionalistas do estado catarinense, recepcionou as autoridades e convidados com uma apresentação da Invernada Artística do CTG. O CTG tem sede em Urubici, no Planalto Catarinense.

Carneale de Nova Veneza

Danças Ucranianas

         No dia seguinte, 24 foi a vez do Grupo de Canto Coral Ucraniano de Craveiro, fundado em 2016, com o objetivo de incentivar o aprendizado do dialeto ucraniano entre crianças, jovens e adultos da comunidade de Craveiro e arredores. Regido pelo professor e maestro Marcelino Cesar Burdzinski, o grupo é composto por 16 integrantes. Outra atração, foi o grupo de dança ucraniana Helena Kolody, verdadeiro guardião das tradições culturais dos descendentes ucranianos na comunidade de Craveiro e região, no município de Santa Terezinha. O grupo se dedica a apresentar danças folclóricas que não apenas encantam pela beleza dos movimentos, mas também celebram a música popular, a arte do bordado e os trajes típicos ucranianos. Foi realmente um espetáculo grandioso.

Coral

Duo de Música Instrumental

         Alguns expositores também proporcionaram atrações, como a ABAV, que trouxe integrantes da Escola de Samba Copalorde, no final do segundo dia do evento para uma animada apresentação. Ainda na quinta-feira, um grupo de Personagens do Carnevale di Venezia circulou pelo evento para divulgar a Festa da Gastronomia Típica Italiana que acontece anualmente com os personagens passeando pelas ruas de Nova Veneza. Alguns dos personagens (deusas e deuses) deste Carnivale circularam pelos estandes e se apresentaram, chamando a atenção dessa festa que é tradição em Nova Veneza, que fica entre a serra e o litoral Sul de SC, como integrante dos Roteiros do Sul.

Fundada em 1926

Fundada em 1922 por uma mulher. Hoje na quarta geração

Presente em hotéis, praças, parquinhos para alegria da gurizada

         Neste ano de 2024 são realizadas eleições municipais para as prefeituras e câmaras de vereadores e, em consequência disso, os gestores municipais não foram destaque na Feira, o que ocorre em anos normais. Como a Legislação eleitoral é rigorosa, investimentos em promoções de destinos, por exemplo, podem ser classificadas como desrespeito a lei. Com isso, ficou por conta de grupos e empresas que têm atrações levar o seu produto. Outro recurso foi a utilização do Estande do Governo do Estado de SC e, ainda, do Sistema S, a divulgação de alguns destinos ou roteiros. O mapa catarinense ocupou lugar de destaque, como forma de interagir com o publico que selecionava seu destino preferido ou quem gostaria de conhecer. A austríaca Treze Tílias distribuiu o Calendário e Eventos anual.


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso