Dicas para Estimular a Linguagem e Motricidade em Crianças com Atraso de Desenvolvimento
De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-doutor em Neurociências, especialista em comportamento humano e inteligência, presidente da sociedade de alto QI ISI Society e diretor do projeto RG-TEA , as áreas de Broca e Wernicke, fundamentais para a A produção e compreensão da linguagem podem, em alguns casos, apresentar um desenvolvimento mais lento.
"Esse desequilíbrio no desenvolvimento cerebral é comum em indivíduos autistas, inclusive nos casos mais leves. A região frontal, por sua vez, muitas vezes se desenvolve mais rapidamente devido a fatores neuroquímicos, como a alta produção glutamatérgica, o que cria uma compensação parcial, " explica o neurocientista.
Esse descompasso pode impactar não apenas a linguagem, mas também a motricidade fina, já que ambas estão interligadas. "A motricidade fina está diretamente relacionada às atividades como a escrita, que, além de desenvolver a cooperação motora, também reforça habilidades linguísticas. É uma via de mão dupla que precisa ser estimulada", completa o Dr. Fabiano.
Com base nesse contexto, foi elaborado pelo neurocientista um conjunto de atividades simples e práticas que podem ser aplicadas no ambiente escolar para apoiar o desenvolvimento linguístico e motor. “As sugestões podem ser facilmente integradas na rotina escolar e são adaptáveis às necessidades de cada criança”, afirma o especialista.
Confira abaixo o passo a passo detalhado do Dr. Fabiano de Abreu:
Passo a Passo de Atividades para o Desenvolvimento da Linguagem
1. Repetição Escrita e Oral
- Objetivo: Estimular a memorização e a produção oral e escrita de palavras.
- Como fazer:
- Escolha uma palavra por dia (ex.: "casa").
- Peça que ele escreve a palavra 10 vezes em um papel grande, enquanto diz a palavra em voz alta.
- Depois de escrita, pergunte: "O que significa essa palavra?" e incentivo-o a criar uma frase usando-a.
- Sugestão: Comece com palavras simples e aumente gradualmente a complexidade.
2. Jogos de Rima e Aliteração
- Objetivo: Trabalhar o reconhecimento de sons e a produção de palavras.
- Como fazer:
- Diga uma palavra simples (ex.: "sol") e peça que ele diga outra que rime (ex.: "gol").
- Após algumas rodadas, peça que ele criou uma frase curta com as palavras que rimam.
- Varie com palavras que começam com o mesmo som, como "bola" e "bicho".
3. Estímulo de Narração
- Objetivo: Desenvolver a organização do pensamento e do vocabulário.
- Como fazer:
- Mostre uma sequência de imagens simples ou um desenho animado curto.
- Peça que ele conte a história do que viu, incentivando o uso de frases completas.
- Pergunte detalhes sobre os personagens ou acontecimentos para estimular respostas mais complexas.
4. Associação de Palavras com Desenhos
- Objetivo: Estimular a associação semântica e visual.
- Como fazer:
- Mostre imagens simples e peça que ele diga o nome do que está na figura.
- Depois, peça que ele desenhe o objeto e escreva seu nome abaixo.
5. Cantar e Completar Canções
- Objetivo: Trabalhar ritmo, memória e linguagem.
- Como fazer:
- Escolha músicas infantis ou cantigas simples que ele goste.
- Comece a cantar uma frase e pare no meio, pedindo que ele complete.
- Exemplo: "Na palma da mão... [resposta: bate o tambor]."
6. Trabalhar com Livros de Imagens
- Objetivo: enriquecer o vocabulário e estimular a descrição verbal.
- Como fazer:
- Apresente um livro com muitas imagens e sem texto.
- Peça que ele descreva o que vê, incentivando-o a detalhar (ex.: "Quem está na imagem? O que está apostando?").
7. Atividades Físicas Associadas à Linguagem
- Objetivo: Estimular a memória motora e a associação verbal.
- Como fazer:
- Crie um jogo onde cada ação tem um comando verbal associado.
- Exemplo: Ao dizer "pular", ele deve pular, e depois repetir a palavra. Faça o mesmo com "correr", "parar", "girar" etc.
8. Uso de Cartões com Palavras-Chave
- Objetivo: Reforçar a leitura, escrita e fala.
- Como fazer:
- Crie cartões com palavras e figuras correspondentes.
- Peça que ele leia em voz alta, escreva a palavra no caderno e depois diga uma frase que usa a palavra.
Dicas para Professora
- Reforço Positivo: Sempre elogie as conquistas, por menores que sejam, para aumentar a confiança dele em se manifestar.
- Ritmo Gradual: Mantenha as atividades desafiadoras, mas acessíveis, ajustando o nível de dificuldade conforme ele avança.
- Integração com a Turma: Algumas dessas atividades podem ser feitas em grupo, para que ele se sinta motivado e veja os colegas como modelos de linguagem.
Essas estratégias, além de auxiliarem o desenvolvimento de habilidades específicas, proporcionam à criança um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e sonoro. “O acompanhamento individualizado aliado a estímulos consistentes é fundamental para promover avanços na linguagem e na progressão motora”, conclui o Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
Fonte: (Press Release) / Comunicado de imprensa - Créditos - Foto: RG-TEA / CPAH