Dicas para Estimular a Linguagem e Motricidade em Crianças com Atraso de Desenvolvimento
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: terça, 19 de novembro de 2024

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-doutor em Neurociências, especialista em comportamento humano e inteligência, presidente da sociedade de alto QI ISI Society e diretor do projeto RG-TEA , as áreas de Broca e Wernicke, fundamentais para a A produção e compreensão da linguagem podem, em alguns casos, apresentar um desenvolvimento mais lento.

"Esse desequilíbrio no desenvolvimento cerebral é comum em indivíduos autistas, inclusive nos casos mais leves. A região frontal, por sua vez, muitas vezes se desenvolve mais rapidamente devido a fatores neuroquímicos, como a alta produção glutamatérgica, o que cria uma compensação parcial, " explica o neurocientista.

Esse descompasso pode impactar não apenas a linguagem, mas também a motricidade fina, já que ambas estão interligadas. "A motricidade fina está diretamente relacionada às atividades como a escrita, que, além de desenvolver a cooperação motora, também reforça habilidades linguísticas. É uma via de mão dupla que precisa ser estimulada", completa o Dr. Fabiano.

Com base nesse contexto, foi elaborado pelo neurocientista um conjunto de atividades simples e práticas que podem ser aplicadas no ambiente escolar para apoiar o desenvolvimento linguístico e motor. “As sugestões podem ser facilmente integradas na rotina escolar e são adaptáveis às necessidades de cada criança”, afirma o especialista.

 Confira abaixo o passo a passo detalhado do Dr. Fabiano de Abreu:

Passo a Passo de Atividades para o Desenvolvimento da Linguagem

1. Repetição Escrita e Oral

  • Objetivo: Estimular a memorização e a produção oral e escrita de palavras.
  • Como fazer:
    • Escolha uma palavra por dia (ex.: "casa").
    • Peça que ele escreve a palavra 10 vezes em um papel grande, enquanto diz a palavra em voz alta.
    • Depois de escrita, pergunte: "O que significa essa palavra?" e incentivo-o a criar uma frase usando-a.
  • Sugestão: Comece com palavras simples e aumente gradualmente a complexidade.

2. Jogos de Rima e Aliteração

  • Objetivo: Trabalhar o reconhecimento de sons e a produção de palavras.
  • Como fazer:
    • Diga uma palavra simples (ex.: "sol") e peça que ele diga outra que rime (ex.: "gol").
    • Após algumas rodadas, peça que ele criou uma frase curta com as palavras que rimam.
    • Varie com palavras que começam com o mesmo som, como "bola" e "bicho".

3. Estímulo de Narração

  • Objetivo: Desenvolver a organização do pensamento e do vocabulário.
  • Como fazer:
    • Mostre uma sequência de imagens simples ou um desenho animado curto.
    • Peça que ele conte a história do que viu, incentivando o uso de frases completas.
    • Pergunte detalhes sobre os personagens ou acontecimentos para estimular respostas mais complexas.

4. Associação de Palavras com Desenhos

  • Objetivo: Estimular a associação semântica e visual.
  • Como fazer:
    • Mostre imagens simples e peça que ele diga o nome do que está na figura.
    • Depois, peça que ele desenhe o objeto e escreva seu nome abaixo.

5. Cantar e Completar Canções

  • Objetivo: Trabalhar ritmo, memória e linguagem.
  • Como fazer:
    • Escolha músicas infantis ou cantigas simples que ele goste.
    • Comece a cantar uma frase e pare no meio, pedindo que ele complete.
    • Exemplo: "Na palma da mão... [resposta: bate o tambor]."

6. Trabalhar com Livros de Imagens

  • Objetivo: enriquecer o vocabulário e estimular a descrição verbal.
  • Como fazer:
    • Apresente um livro com muitas imagens e sem texto.
    • Peça que ele descreva o que vê, incentivando-o a detalhar (ex.: "Quem está na imagem? O que está apostando?").

7. Atividades Físicas Associadas à Linguagem

  • Objetivo: Estimular a memória motora e a associação verbal.
  • Como fazer:
    • Crie um jogo onde cada ação tem um comando verbal associado.
    • Exemplo: Ao dizer "pular", ele deve pular, e depois repetir a palavra. Faça o mesmo com "correr", "parar", "girar" etc.

8. Uso de Cartões com Palavras-Chave

  • Objetivo: Reforçar a leitura, escrita e fala.
  • Como fazer:
    • Crie cartões com palavras e figuras correspondentes.
    • Peça que ele leia em voz alta, escreva a palavra no caderno e depois diga uma frase que usa a palavra.

Dicas para Professora

  1. Reforço Positivo: Sempre elogie as conquistas, por menores que sejam, para aumentar a confiança dele em se manifestar.
  2. Ritmo Gradual: Mantenha as atividades desafiadoras, mas acessíveis, ajustando o nível de dificuldade conforme ele avança.
  3. Integração com a Turma: Algumas dessas atividades podem ser feitas em grupo, para que ele se sinta motivado e veja os colegas como modelos de linguagem.

Essas estratégias, além de auxiliarem o desenvolvimento de habilidades específicas, proporcionam à criança um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e sonoro. “O acompanhamento individualizado aliado a estímulos consistentes é fundamental para promover avanços na linguagem e na progressão motora”, conclui o Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

Fonte: (Press Release) / Comunicado de imprensa - Créditos - Foto: RG-TEA / CPAH


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso