Escola de Fernando de Noronha (PE) recebe jornada de oficinas gratuitas de arte e cultura promovidas pelo Instituto Brasil Solidário e Palmeirinha Ação Social
Publicidade


Por: Diário da Manhã, Publicado em: sexta, 04 de abril de 2025

Nem só o turismo movimenta a grande comunidade que reside nas ilhas de Fernando de Noronha (PE)! Conhecida por suas belezas naturais, mas igualmente com necessidades sociais – com peculiaridades e alguns desafios educacionais diferentes em relação ao continente, por sua geolocalização – a Escola Arquipélago Fernando de Noronha, que atende crianças e jovens da região, será sede de uma semana intensa de formações gratuitas do Instituto Brasil Solidário, ofertadas para alunos desde os anos iniciais até o ensino médio, além dos educadores da rede pública de ensino.

A iniciativa realizada por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, acontece nos próximos dias 09 a 11 de abril, contando com a parceria do empresário Paulo Nobre, também conhecido - em sua frente educacional - como "Palmeirinha Ação Social", que tem somado forças nos últimos anos tanto ao arquipélago como ao trabalho do Instituto com diversas ações continuadas em benefício da comunidade local.

A programação reserva desde oficinas de Teatro de Bonecos e Sombras, Fotografia, Jornal Escolar, Oficinas Criativas, até capacitação em Mediação de Leitura e catalogação de acervo, com novos espaços literários utilizando materiais para montagem da biblioteca junto à entrega de um kit completo para os projetos de leitura, com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. Além das oficinas, a proposta levará uma ação voluntária complementar de saúde, com atendimentos médicos e dermatológicos, incluindo momentos de diálogo e palestras de saúde, que será aberta para a comunidade. A escola sede recebe ainda a doação de 500 novos livros para serem utilizados nos projetos de incentivo à leitura na ilha, além de três câmeras fotográficas para os alunos darem continuidade às atividades de Educomunicação.

Para o último dia de formação, alunos e seus familiares, terão a oportunidade de acompanhar um momento de encerramento com apresentações abertas de teatro de bonecos, fotografia e demais atividades culturais.

Segundo Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, o momento das oficinas práticas presenciais abrem um leque de oportunidades culturais para potencializar as habilidades dos estudantes junto às práticas pedagógicas, além de apresentar alternativas sustentáveis ao turismo e que podem ser multiplicadas em toda a rede e comunidade.

“Durante as oficinas vamos apresentar diversas práticas que podem ser trabalhadas de forma lúdica e criativa com os alunos, incluindo construção de espaços literários, oficinas de confecção de marionetes, de fantoches, sendo tudo produzido com material que pode ser replicado dentro e fora da sala de aula. Ao lado do apoio do Palmeirinha, ajudamos o arquipélago há muito tempo, incluindo patrocínios anuais e torneios junto à escolinha de futsal da ilha. Durante a ação haverá inclusive um importante reforço de materiais e uniformes, que serão doados ao projeto de futsal local", explica Salvatore.

As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas, numa grande Aliança pela Educação. Participam empresas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra - Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. O Instituto Brasil Solidário também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais com uso de jogos. 

Formações EAD gratuitas

Além das oficinas presenciais o projeto está com inscrições abertas para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.

A proposta abre oportunidade para as capacitações ofertadas de forma gratuita aos educadores de escolas públicas de todo o Brasil, incluindo acesso ao conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Atualmente, os projetos do IBS já atendem os 26 estados do país, beneficiando mais de 1,7 milhão de alunos da rede pública.

As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram do Instituto Brasil Solidário: @brasilsolidario, para ter acesso ao formulário de inscrição.

Sobre o IBS

O Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional.

Com propostas mobilizadas em escolas públicas dos 26 estados do Brasil, as atividades integram as mais diversas áreas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo.

Com 25 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender  e jogos da família PIC$.

SERVIÇO

  • Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Fernando de Noronha (PE)

Data: De 09 a 11 de abril

Horário: 08h às 17h

Local: EREM Arquipélago Fernando de Noronha (Endereço: Alto da Floresta, SN – Centro)


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso