Pernambucano assume gerência executiva da ABPIP
Publicidade


Por: DIÁRIO DA MANHÃ, Publicado em: sexta, 11 de julho de 2025

Lucas Mota de Lima, natural de Caruaru, vai comandar ações estratégicas voltadas aos produtores independentes de petróleo e gás no Brasil

 

A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás Natural (ABPIP) tem um novo gerente executivo: o pernambucano Lucas Mota de Lima, natural de Caruaru. Ele assumiu o cargo em maio deste ano com a missão de fortalecer a atuação das empresas independentes no setor de óleo e gás — responsáveis por manter a produção em campos maduros e marginais, especialmente em regiões do interior do país.

Com sólida formação técnica, Lucas é engenheiro de petróleo formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com parte da graduação realizada nos Estados Unidos, e mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP). Lucas iniciou sua carreira no Ministério de Minas e Energia (MME), onde atuou como assessor técnico entre 2017 e 2020. Foi coordenador do Programa Nacional de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Terra (REATE) na qual participou ativamente de discussões sobre o aprimoramento do marco regulatório do setor. Também ocupou cargos de liderança em empresas privadas do setor, como a EnP Energy Platform e a operadora Capixaba Energia.

Agora à frente da ABPIP, Lucas lidera uma agenda estratégica que busca garantir um ambiente de negócios mais adequado e eficiente à realidade dos produtores independentes — empresas que operam com agilidade, inovação e forte impacto no desenvolvimento regional. “Essas operadoras geram empregos, movimentam a economia local e ajudam a manter viva a produção nacional de petróleo e gás, especialmente no Nordeste. A representatividade regional nesse debate é fundamental”, destaca.

A chegada de um pernambucano ao comando executivo da ABPIP reforça a importância da representatividade regional nas discussões estratégicas do setor e consolida o compromisso da associação com o fortalecimento da produção independente no país.

 

Fonte/Foto: Simone Azevedo Comunicação


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


DM Impresso