Espaço do Porto Digital trará debates e palestras voltados a três públicos fundamentais para a construção de um futuro mais diverso: pessoas trans, neurodivergentes e 65+
O Porto Digital traz uma grande novidade que promete marcar o REC’n’Play 2025 com ainda mais propósito e inclusão: o Espaço Porto+. A iniciativa pioneira, realizada pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), tem foco em promover reflexões e debates sobre um futuro mais diverso, com ênfase em assuntos que envolvam três públicos fundamentais.
O espaço funcionará durante todos os dias do festival, de 15 a 18 de outubro, e estará localizado em um dos pontos mais simbólicos do evento: a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A proposta é ser um ambiente de trocas, visibilidade e aprendizado, reunindo conteúdos, vivências e vozes que ampliam as possibilidades de um ecossistema verdadeiramente inclusivo.
Com parcerias estratégicas de coletivos e instituições que atuam diretamente com os públicos-alvo, o Espaço Porto+ nasce como um catalisador de conexões sociais e afetivas, oferecendo programação diversa e acessível.
Entre os parceiros estão: Futuro Black, Instituto do Autismo, Mães da Resistência, Instituto Dimitri Andrade, Coração Negro, You Me, Inhai, Antra, Natrape, Moviht-PE, Secretaria de Educação - Estado, CESAR, Senac, Arte na Favela, Resenha IB, Cine Ibura, Vale PCD, RECPARE e Insituto Eficientes.
Presenças confirmadas
Entre os nomes que já confirmaram participação no espaço estão: Raquel Virgínia, artista, empresária e referência nacional em pautas LGBTQIAPN+, e Ivan Baron, ativista dos direitos das pessoas com deficiência e comunicador.
Na lista dos temas pautados estão a cybersegurança para pessoas 65+, vivências docentes de pessoas trans no Estado e a construção de espaços de trabalho inclusivos para pessoas autistas.
Porto+
O Porto+ é um programa do Porto Digital voltado à inclusão produtiva de pessoas de grupos minoritários. Por meio de parcerias estratégicas, o distrito abre as portas do mercado de trabalho com vagas afirmativas, cursos de letramento para empresas, entre outras ações.
“O Porto+ espelha o futuro que queremos construir. Um futuro onde todas as vozes têm espaço e todos os corpos são reconhecidos em sua potência. A tecnologia e a inovação só fazem sentido quando se colocam a serviço da inclusão”, afirma Mariana Pincovsky, diretora executiva do Porto Digital.
O Espaço Porto+ integra a programação oficial do REC’n’Play 2025, que já é considerado um dos maiores festivais de inovação, criatividade e cultura do Brasil, reunindo milhares de pessoas em experiências imersivas pelo Bairro do Recife.
A programação completa está sendo divulgada no aplicativo do festival e no site oficial do evento.
SERVIÇO REC’n’Play 2025
Data: 15 a 18 de outubro
Local: Bairro do Recife – PE
Inscrições: gratuitas por meio do link: recnplay.pe
O REC'n'Play 2025 é apresentado pelo Banco do Brasil em uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. O festival tem a parceria estratégica da Vale, patrocínio da Algar, CESAR, Deloitte, Jalan, Moinho, MV, Novotel, Shopping Recife e Uniaeso, além da Globo como parceira de conteúdo. Saiba mais: Link
Sobre a Ampla Comunicação
A partir da premissa de ser uma agência "menos do mesmo", a Ampla, ao longo de quase cinco décadas, traz no seu DNA uma constante capacidade de transformação e reinvenção. Hoje, em uma cultura de inovação ancorada em modelo data driven e integrado a toda força criativa e multicultural de suas origens, desempenha papel crucial no desenvolvimento, aceleração e consolidação de algumas das mais relevantes empresas do País. Com operações em Recife, Pernambuco (dentro do Porto Digital), e em Vitória, Espírito Santo (dentro do Base27), sua atuação vai além desses espaços físicos e conecta cerca de 200 profissionais espalhados pelo Brasil e exterior, em sistema de trabalho remote first.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 24 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/
Sobre o Sebrae Pernambuco
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.
Sobre o REC’n’Play 2025
Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.
Fonte: Burson Global
Foto: Porto Digital