|
As inscrições para o 7º Prêmio C6 de Jornalismo terminam hoje às 18h. Nesta edição, o concurso reconhece reportagens e séries de reportagens que estimulem a compreensão e promovam a reflexão em torno de três grandes temas: Educação Financeira e Finanças Pessoais; Macroeconomia; e Tecnologia e Inovação. As inscrições são pelo site premioc6.com.br.
O concurso vai premiar um trabalho por categoria. O valor do prêmio é de R$ 20 mil. Os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados em fevereiro e os vencedores, em março de 2026.
Podem concorrer reportagens ou séries de reportagens publicadas entre 21 de dezembro de 2024 e 22 de dezembro de 2025 em jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, plataformas de streaming e sites de notícias de todo o Brasil. Cada participante pode inscrever até três trabalhos, individuais ou em equipe, em cada categoria.
Todos os trabalhos inscritos passarão por avaliação em duas fases. Na primeira etapa, uma comissão interna vai definir cinco finalistas para cada categoria. Já a segunda etapa é composta pela análise de um júri especializado, que escolherá os trabalhos vencedores. Os jurados são Cida Damasco, Mauro Halfeld, Cátia Luz, Renato Cruz, Daniela Osvald e Felipe Salles.
Categorias
O Prêmio C6 de Jornalismo está dividido em três categorias. A categoria Educação Financeira e Finanças Pessoais reconhece reportagens que estimulam a cidadania financeira e facilitam a compreensão do mercado financeiro e dos produtos de investimentos. A categoria Macroeconomia valoriza trabalhos que permitem a compreensão da economia brasileira e favorecem o debate sobre o cenário econômico presente e futuro do país. Já a categoria Tecnologia e Inovação destaca reportagens que auxiliam o público a compreender os desafios tecnológicos ou promovem a reflexão sobre o uso de novas tecnologias pela sociedade.
A seleção dos trabalhos levará em conta critérios como relevância, originalidade, clareza, coerência com o tema, impacto e interesse público da reportagem. O regulamento completo do concurso está disponível na página do Prêmio C6 de Jornalismo.
|