Estudantes do município de Canhotinho (PE) criam audiolivros para colegas com deficiência visual
Publicidade


Por: Diário da Manhã, Publicado em: quinta, 14 de maio de 2020

Iniciativa auxilia alunos cegos e com baixa visão no dia a dia do ambiente escolar

A pandemia atual tem proporcionado grandes desafios para estudantes em todo país e uma nova rotina de cuidados precisou ser adotada. Pessoas com deficiência visual, por exemplo, devem tomar cuidados redobrados para evitar o contágio pelo novo coronavírus pelo toque, já que o tato é uma das principais formas de perceberem o mundo. Um outro sentido que é fundamental no processo de aprendizagem de quem tem deficiência visual - e de quem não tem também - é a audição. Pensando nisso, estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Edite Porto Mendonça de Barros, localizada em Canhotinho (PE), se uniram para criar o projeto "Além do Olhar - Produção de Audiolivros para deficientes visuais". A iniciativa recebeu menção honrosa na última edição do prêmio Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola do Instituto Alana.
 

Após se sensibilizarem com as dificuldades enfrentadas por um colega com deficiência visual, o grupo teve a ideia de gravar audiolivros para ajudá-lo com os estudos. Com o apoio de professores, eles se reuniram e fizeram um cronograma para gravar os livros. Para entender melhor os desafios enfrentados pelos alunos com baixa visão, o grupo solicitou indicações de outros estudantes com deficiência visual para a Secretaria Municipal de Educação de Canhotinho. Assim, puderam conversar e pedir opiniões para elaborar audiolivros adequados às necessidades de pessoas cegas ou com baixa visão.
 

Com as informações em mãos, os estudantes analisaram exemplos de audiobooks para entender os elementos característicos do gênero e, no estúdio da escola, iniciaram a gravação do primeiro capítulo do livro. O material foi divulgado para a comunidade e passou a ser utilizado em sala de aula e no atendimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


PUBLICAÇÕES PARTICULARES

DM Impresso