Dia Nacional do Forró: uma homenagem a Gonzagão
Publicidade


Por: Diário da Manhã, Publicado em: domingo, 13 de dezembro de 2020
Para festejar a data comemorada dia 13, Ecad fez um levantamento sobre a obra musical do “Rei do Baião”

O Dia Nacional do Forró é comemorado neste domingo, dia 13. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, um dos grandes ícones nordestinos do país e compositor de músicas de sucesso de forró, baião, xote e xaxado. No dia de hoje, Gonzagão completaria 108 anos de vida e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento em sua homenagem para as comemorações da data festiva deste ano.

 

“Asa branca”, feita em parceria com Humberto Teixeira, foi a música mais tocada de autoria de Gonzagão nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Ela foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga, lançada há mais de 70 anos, e é considerada um “hino nordestino”, tamanha a sua popularidade.

 

Já entre os intérpretes que mais gravaram as músicas do "Rei do Baião" estão Gilberto Gil, Targino Gondim e Elba Ramalho.

 

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, no Sertão de Pernambuco, e morreu no dia 2 de agosto de 1989. O artista tem 487 músicas e 1.247 gravações cadastradas no Ecad.

 

O Dia Nacional do Forró foi instituído por uma lei federal pela deputada federal Luiza Erundina (PSOL) no ano de 2005.


Publicidade

Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Diario da Manhã; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Qual sua opinião?
Você precisa estar logado para comentar! Clique aqui para Login




Publicidade



Leia também


PUBLICAÇÕES PARTICULARES

DM Impresso